Marketing de Relacionamento

O MARKETING DE RELACIONAMENTO é uma das inúmeras abordagens do marketing que tem como foco principal os seguintes pontos:

Desenvolver a fidelidade do cliente.

Manter o engajamento do cliente.

A concorrência por clientes no mercado é altíssima, e confiar apenas na venda dos produtos ou serviços já não é mais o suficiente. Os clientes procuram valor ou vantagem, além da compra de um artigo desejado. E lembre-se, esse é um processo que demanda tempo, mas é de suma importância.

Qual a importância do marketing de relacionamento?

O gerenciamento do relacionamento com o cliente é a essência do ambiente competitivo de negócios atual. A lei da oferta e demanda vigora, então, quem não entrega um atendimento por completo, fica para trás.
Criar novos clientes para a organização não é suficiente! Mas quais os principais tópicos para se atentar:

Aumento no Volume de Vendas : Experiência aprimorada do cliente significa um upsell e venda cruzada fácil de bens ou serviços para clientes satisfeitos.

• Baixo Custo de Publicidade : Um marketing de relacionamento bem-sucedido reduz os esforços na aquisição de clientes, pois ajuda a retê-los por um longo prazo.

• Melhor preço de alto lucro : um cliente satisfeito tende a barganhar menos pelos preços e está disposto a pagar um preço justo pelos bens ou serviços.

• Cria a imagem da marca : Um cliente satisfeito irá promover o produto ou serviço entre seus pares, parentes e conhecidos.

• Retenção de clientes : A aquisição de clientes não é tudo; atender às necessidades do cliente, criando valor para ele e fazendo com que ele compre sempre é essencial.

• Ganhe uma vantagem competitiva : um cliente fiel se sente confortável comprando bens ou serviços em uma única loja, em vez de comprar em vários lugares.

E as estratégias?

A palavra de ordem é SEJA CORDIAL! Demonstre real interesse, isso é muito importante. Mas é claro que algumas dicas são bem vindas!

• Conheça o seu cliente : KYC (do inglês KNOW YOUR CUSTOMER, ou CONHEÇA O SEU CLIENTE) tem como objetivo manter o controle das informações necessárias sobre os clientes e seus requisitos.

• Atendimento ao cliente: Uma empresa deve priorizar o atendimento ao cliente e suporte para o produto ou serviço adquirido pelos clientes.

• Email Marketing: Mantenha contato com os clientes anteriores e existentes por e-mail. Educá-los sobre as ofertas e vendas e desejá-los em seus dias especiais, festivais, etc. faz com que se sintam valorizados.

• Conscientização e Educação do Cliente: Uma das formas mais eficazes de marketing de relacionamento é educar os clientes e torná-los cientes do produto ou serviço e dos benefícios que ele oferece, ao invés de tentar vendê-los para eles.

• Feedback do cliente: A melhor maneira de mostrar aos clientes que suas sugestões e experiências são importantes para a organização é receber o feedback deles. Também ajuda a melhorar o produto ou serviço de acordo com a necessidade do cliente.

• Marketing de SMS: Dispositivos móveis são o meio mais popular de comunicação eficaz atualmente. As organizações podem permanecer conectadas com seus clientes por meio de mensagens para auxiliar, solucionar dúvidas, receber feedback, desejar aniversários ou datas especiais, etc.

• Marketing Online: Os sites de compras online surgiram como uma revolução nos últimos anos, onde as empresas tendem a vender, adquirir e reter uma vasta base de clientes. Alguns dos sites de compras mais populares são eBay, Amazon, Alibaba, etc.

• Mídia Social: Hoje, as pessoas passam a maior parte do tempo em sites de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram, etc. Essas plataformas são usadas por organizações para captar a atenção desses clientes potenciais ou existentes e para se manter conectada a eles para entender suas necessidades , comentários, problemas, etc.

• Programa de Fidelidade/Referência: Executar programas de fidelidade é uma das formas mais comuns de gerenciamento de relacionamento. Recompensar seus clientes com “pequenas vantagens”, “mimos”.

• Pesquisas e Questionários: A realização de estudos e o preenchimento do questionário dos clientes anteriores podem alertar a empresa sobre os problemas de mercado enfrentados, antes ou antes de realizar uma compra.

A construção de NETWORKING é importantíssima para o sucesso, não dispense, NUNCA.


E-BOOK GRATUITO: 03 Passos Fáceis para Divulgar e Vender Como Afiliado

E-BOOK GRATUITO: 03 Passos Fáceis para Divulgar e Vender Como Afiliado

Quando você colocar as mãos nesse livro digital gratuito, nunca mais vai ter problemas para divulgar e vender muito como afiliado.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.